Skip to main content

Sectarismo

na esteira das discussões abertas no tema "José Pacheco", uma questão que sempre ficou latejando apareceu quando famílias visitavam a escola Waldorf onde fui diretor e, uma enorme parcela perguntava frontalmente questões como:
"é uma escola religiosa?" ou suas congêneres "é uma escola cristã (ou católica)?"

Minhas lembranças trazem quase sempre um registro de desconforto amplo e falta de clareza sobre como responder à questões como esta num momento de apresentação de uma escola....

... a completar!

Para registro:
"é uma seita pois eles lhe tiram o livre arbítrio" (do video "como eu me livrei de uma seita", no youtube https://www.youtube.com/watch?v=7Bzk5gpLp1I)

Comments

Popular posts from this blog

razão de ser

o blog "o momento da Antroposofia" quer ser um local de discussão (e registro) disto mesmo: o que a Antroposofia tem a ver com este momento e seu reverso, o que acontece na Antroposofia que está relacionado com este momento . Minha esperança é de que possamos em conjunto, iniciando pelas minha reflexões (oriundas das minhas experiências e posteriores avaliações) - isso também aberto a todos que desejarem participar e que atendam regras de convivência razoáveis, aprofundar não só o conhecimento da Antroposofia enquanto "corpo de conhecimento" (eg, a ciência espiritual criada por Rudolf Steiner), mas mais do que isso, conectar e construir uma base de observações e avaliações conjuntas sobre iniciativas que se declaram antroposóficas para realimentar um ciclo positivo de aprendizado. Gostaria de explicitar que não tenho ingenuidade sobre o papel dos erros, da auto crítica e e dos desvios individuais em qualquer movimento humano. Igualmente conheço o poder de se ex