Skip to main content

razão de ser

o blog "o momento da Antroposofia" quer ser um local de discussão (e registro) disto mesmo:
o que a Antroposofia tem a ver com este momento e seu reverso, o que acontece na Antroposofia que está relacionado com este momento.

Minha esperança é de que possamos em conjunto, iniciando pelas minha reflexões (oriundas das minhas experiências e posteriores avaliações) - isso também aberto a todos que desejarem participar e que atendam regras de convivência razoáveis, aprofundar não só o conhecimento da Antroposofia enquanto "corpo de conhecimento" (eg, a ciência espiritual criada por Rudolf Steiner), mas mais do que isso, conectar e construir uma base de observações e avaliações conjuntas sobre iniciativas que se declaram antroposóficas para realimentar um ciclo positivo de aprendizado.

Gostaria de explicitar que não tenho ingenuidade sobre o papel dos erros, da auto crítica e e dos desvios individuais em qualquer movimento humano. Igualmente conheço o poder de se expor indivíduos com relação aos seus erros (pro bem e pro mal), mas aqui se encontra o ponto fundamental do blog:

Onde eu, enquanto individualidade atuante, posso contribuir para produzir impacto positivo nos destinos da Humanidade?

Que fique claro ainda que esta pergunta norteadora se apoia nos princípios da Antroposofia, e que portanto o próximo "momento da Antroposofia" siga auxiliando a condução de individualidades, sem sectarismo, sem divisionismos desnecessários.

Note que tem um "o" na sentença, e portanto, não se trata de um espaço de inserir "um momento" sobre a Antroposofia (com consequente processo de contato inicial, aprendizado sobre as bases ou mesmo sobre Rudolf Steiner). Tenho esperança que outros mecanismos podem contribuir com isso (podemos construir uma biblioteca de links sobre isso, agradeço ajuda).

Assim, para quem quer participar de uma discussão tão necessária em meu ponto de vista, ofereço e peço ajuda neste terreno que percebo como extremamente árido no solo atual, e isso poderá ser melhor abordado nos próximos posts.

Para quem deseja se iniciar na Antroposofia, e/ou discutir suas bases, conceituação ou histórico veja a lista de links sugeridos. Para não parecer estar tirando o corpo fora, a leitura do livro de Rudolf Steiner "A Ciência Oculta" me parece absolutamente essencial e imprescindível como fator introdutório e ao qual podemos nos debruçar em muitos muitos aspectos....

Comments